De diário virtual a diário de reforma (Como tudo começou)
Durante muito tempo esse espaço ficou em secreto, aqui eu desabafava, estravasava... uma espécie de diário virtual (em tempos modernos caderninhos e lápis perderam a vez), guadadinho a sete chaves, como todo bom diário!
Mas com a mudança de estado, compra do apartamento e sua reforma, os amigos e família (que ficaram todos na terrinha), queriam saber, ver e acompanhar essa boa etapa das nossas vidas e resolvi usar esse espaço para isso, mostrar o dia a dia da pequena reforma que estamos fazendo.
Aqui continuo desabafando, estravasando... mas agora feliz e realizada por poder dividir com vocês a construção do meu jardim!
Ah! Caso deixe um comentário, saiba que amo respondê-los e geralmente o faço no espaço de comentário do próprio post, ok? Caso queira uma resposta mais específica por favor, deixe seu e-mail! Entrem e fiquem à vontade!
Por esses dias vi na chamada do Globo Repórter que o tema seria como o contato com a natureza ajuda na nossa saúde. Uma pena que nem todo mundo possa ter uma proximidade maior com ela. É cidade grande, cinza, vida corrida, apartamentos pequenos... Só que isso não pode ser desculpa. Não quer ter um bicho de estimação? Pode cultivar plantas. Hoje em dia, bastou uma varandinha e é possível ter o verde por perto. Mas, e se você não tem uma varanda e quer ter um jardim em casa??
Semana passada estivemos (em uma passagem vapt vupt) na terrinha e, visitando os sogros me deparei com essa belezura:
Fotos de Natália Almeida
Um mini jardim delícia de se ver! A vontade que dá é pedir a máquina de encolher do filme "Querida, encolhi as crianças" e passar uma tarde inteirinha lá. Olha aí a solução para o dilema da falta de espaço para o verde! Criar, montar e cuidar é praticamente uma terapia, além de delicioso, claro!
Fuçando a internet, achei vários mini jardins de encher os olhos e não podia deixar de dividir com vocês.
E se você ficou com vontade de montar um também, segue um video que mostra todos os passos dessa arte. E aí, se animou?
As fotos foram retiradas da internet. Se você conhece ou é autor de alguma delas, por favor, entre em contato para que possamos dar o devido crédito.
Falta de tempo e dinheiro são sempre boas desculpas, e continuam sendo as minhas!! Mas para dizer que não falei das flores, tem um projetinho simples e baratinho que venho namorando a séculos e louca pra realizar.
Marido reclama que não tem home office em casa e consequentemente, falta lugar para as contas a pagar, a arquivar, documentos que estão em uso... No nosso quarto tem uma bancada linda de vidro, mas se um dos dois estiver dormindo tem o sono atrapalhado, porém nos socorre, além da mesa de jantar, que vive mais cheia de papéis do que de louças!
E é aí que o projetinho entra em ação. Você já deve ter visto por aí, com certeza. Para evitar que os papéis continuem perdidos e espalhados pela casa, penso muito nas pranchetas decoradas.
E aí? O que acham? Assim que estiverem prontinhas venho mostrar como ficou.
Hoje é o dia de uma das profissões mais dignas e necessárias em nossa sociedade, é o Dia dos Professores. Cresci entre pessoas que sempre amaram lecionar, entrei na escola com pouco mais de 1 ano e para minha felicidade, era a escola da minha mãe e da minha avó. Tive o prazer de ter tias queridas, de sangue e de afeto. Conheço os dois lados da vida de um professor de perto, toda a sua felicidade em ver a evolução e conquista de uma pessoinha que está ali, aprendendo ao seu lado, como também os dessabores e a falta de reconhecimento da profissão. Sei da importância dessas pessoas que passam a vida dedicadas a transmitir conhecimento. Muitas delas foram pessoas importantíssimas na minha vida, exemplos que levo para sempre! E acho que um dia dedicado a eles é pouco perto do que realmente merecem, mas infelizmente é o que temos por enquanto.
Quando a minha Mariana estava na Educação Infantil, as professoras eram umas sortudas! kkkk Todo ano eu gastava horas e horas a fio inventando, criando, elaborando presentinhos cheios de personalização no dia dos professores. Lembro que uma vez, cheguei na escola após a entrega dos presentinhos e todos, desde a menina que ficava no portão até a diretora, me pararam para dizer que eu havia sido responsável por fazê-las chorar muito (mas foi de emoção, viu gente?!). Isso me deixava feliz e orgulhosa, com a sensação de dever cumprido: tratar com carinho quem tão bem cuidava e ensinava a minha pequena.
Mas essa dedicação ficou para trás, nos últimos dois anos os presentes foram comprados mesmo, sem personalização, sem um toque "craft de ser". Isso não quer dizer que as professoras não merecessem. Pelo contrário, eram professoras muito queridas e especiais. Mas o tempo realmente ficou curto, ou pelo menos teve que ser divido em dois desde a chegada da minha caçulinha. Então, praticidade era o nome da vez!
Esse ano, o bichinho do faça você mesmo me pegou de novo e não resisti, tive que colocar a mão na massa! Comprei uma caixinha em MDF, adquiri o kit ABC da Boutique do Scrap e voilà... eis que surge uma caixinha personalizada. Dessa vez, não pintei a caixa, só passei uma mão de verniz spray fosco, mas valeu! Dentro, algo irresistível para qualquer mortal: chocolates!! Ok, passou loooonge das grandes produções de anos atrás, mas amei o resultado e o mais importante, a professora também amou! Mais uma vez, dever cumprido, presentinho handmade à mestre com carinho!!!
Espero que gostem!
Feliz Dia dos Professores a todos os professores do Brasil!
Cuidar da organização da casa parece sempre tão difícil! O site casa.com.br da Editora Abril publicou um guia básico para organizar a casa em 7 dias. Achei muito bacana e trouxe aqui para dividir com vocês. Espero que gostem! "Alguma vez você comprou um objeto e, depois de um tempo, descobriu que já o tinha em casa? Acontece direto com os clientes da organizadora profissional Ana Ziccardi, de São Paulo. Ela já desenterrou da bagunça livros, sapatos, objetos de cozinha e até roupas com etiqueta – tudo em duplicidade. Se sua casa está assim, pare de perder dinheiro, tempo e o prazer de ter as coisas à mão. Livre-se dos objetos que você não necessita e deixe aqueles que você precisa em locais acessíveis. Com a ajuda de cinco consultoras de organização, montamos um calendário com dicas para fazer isso em apenas sete dias.
Dia 1 e 2: Organize a sala
Dicas deAna Ziccardi, organizadora pessoal parceira da empresa OZ! Organize sua vida.
1- Recolha todos os itens que não pertencem ao ambiente, como roupas, livros, papéis e DVDs. Coloque tudo em cestos plásticos, um para cada morador da casa e devolva-os para seus donos.
2- Jogue fora os jornais e revistas antigos que não cabem no revisteiro. Se quiser guardar páginas específicas, escaneie ou consulte as edições online. Caso colecione revistas, guarde-as em porta-revistas decorativos.
3- Crie um local perto da porta de entrada para deixar chaves, celulares, carteiras e correspondência. Pode ser uma bandeja ou tigela que combine com decoração. Ganchos são uma solução, mas não tão interessante: você precisará furar paredes.
4- “Fotos demais poluem o ambiente”, diz a organizadora pessoal Anna Ziccardi. Por isso, concentre os porta-retratos em uma mesa lateral ou use o porta-retrato digital. Outra opção: deixe sobre a mesa de centro um álbum ou fotolivro com as fotos favoritas.
5- Guarde CDs e DVDs em organizadores ou caixas decorativas. Se quiser mantê-los nas caixas originais, limpe a cada 15 dias, para evitar mofo e poeira.
6- Copos e pratos que não cabem na cozinha vão para um móvel próprio, como cristaleira ou buffet. Aproveite os copos que sobram para montar um pequeno bar. Para isso, coloque garrafas de vidro, copos em uma bandeja sobre o aparador.
7- Organize os quadros de parede. O centro do quadro deve estar a 1,6 m do piso. Quadros acima dos móveis devem estar distribuídos de forma simétrica a partir do centro do móvel. Coloque-os 25 cm acima do encosto do sofá e a 20 cm do aparador. Antes de furar as paredes teste se vocês gostará da nova disposição dos quadros. Para isso, corte folhas de papel craft com as dimensões do quadro, cole-as nos locais desejados, afaste-se e veja se tudo está do seu gosto.
8- Aprenda novos hábitos. Sempre que comer na sala, leve os pratos e copos para a cozinha; descarte jornais antigos; guarde bolsas e casacos assim que chegar da rua. E não deixe chaves e carteiras espalhadas.
Dia 3: Organize papéis e a mesa do computador
DicasdeAna Ziccardi, organizadora profissional parceira da empresa OZ! Organize sua vida e Rafaela Oliveira, organizadora profissinal autora do blog Organize sem Frescuras.
9- A mesa do computador deve ter o mínimo possível de objetos. Deixe lá um porta-lápis, uma pasta, fichário ou caixa de entrada e saída para os papéis e uma agenda.
10- Reduza a quantidade de papéis. Quando receber novos papéis, jogue fora o que for desnecessário, como seus envelopes ou cartas promocionais.
11- Guarde apenas os papéis que vai guardar no trabalho e os indispensáveis, como comprovante de pagamentos de contas (até chegar o comprovante de quitação anual), documentos pessoais, da casa e do carro.
12- Coloque-os papéis do trabalho em caixas de entrada e saída, gavetas ou fichários. Separe-os de acordo com a função de cada um. Escaneie os outros papéis cujas informações você quer guardar. Desenhos das crianças e cartas de amigos podem virar quadros nas paredes.
Dia 4: Livre o quarto (cheio de bagunça crônica)
Dicas de Rafaela Oliveira, organizadora profissional autora do blog Organize sem Frescuras.
13- Primeiro, jogue fora revistas e jornais velhos, papéis sem uso, e o lixo espalhado.
14- Diminua o número de objetos no criado-mudo. “Um livro, luminária e um enfeite estão de bom tamanho”, diz Rafaela.
15- Ordene os livros por tamanho ou pela cor das lombadas. Limpe-os com pano seco uma vez por semana – se você sofre de alergia, esse número aumenta.
16- Doe os brinquedos sem uso e jogue fora os quebrados. Guarde os brinquedos restantes em caixas diferentes, de acordo com seu tipo. Coloque etiquetas nas caixas para que as crianças saibam onde guardar os brinquedos. Se elas não souberem ler, desenhe o tipo de brinquedo na caixa.
17- Aproveite a semana da organização para começar novos hábitos! A cada manhã, tire do quarto objetos que não pertencem ao espaço, como canecas, pratos, livros da sala.
18- Também arrume a cama. “Já é mais de meio caminho andado”, diz Rafaela. Se você não acha difícil por a cama em ordem, facilite: use apenas dois edredons para cobri-la. Quando acordar, bastará esticar os edredons.
19- E antes de dormir, pendure ou guarde as roupas que vai usar novamente – vale à pena instalar ganchos e cabideiros no quarto se você não tiver. As peças sujas devem ir para um cesto ou saco de lavanderia.
Dia 5: Organize roupas e sapatos no armário ou closet
Dicas deLuiza Altman – Arquiteta e Consultora da loja online PortCasa
20- Primeiro, retire as roupas e sapatos do armário para tomar um ar. Separe para doação as roupas que não usa há mais de seis meses. Jogue fora as com defeito.
21- Separe as roupas de calor das de frio e as de trabalho das de passeio ou de ficar em casa. Dobre malhas, roupas de ginástica e camisetas. Elas podem ir empilhadas (em pilhas baixas) nas gavetas e prateleiras. Camisas, vestidos, casacos e ternos ficam em cabides - providencie modelos iguais feitos de plástico ou madeira, que são mais resistentes.
22- Posicione as roupas da estação onde for mais fácil pegá-las. No inverno, guarde os casacos pesados em cabides. No verão, guarde-os junto com malhas nos maleiros. Nessa épocam, guarde-os em sacos a vácuo. Essas embalagens têm uma entrada para a mangueira do aspirador de pó, o que permite retirar o ar das roupas, deixando-as menores.
23- Além de separar por estação, organize as roupas segundo uma lógica que você preferir: frequência de uso, tamanho ou cor.
24- Nas prateleiras, faça pilhas com poucas peças – assim elas amassam menos e ficam mais fáceis de retirar. Ana usa as seguintes quantidades máximas por pilha: doze blusas, quatro malhas, dez camisetas.
25- Dobre as roupas de cama e organize-as em conjuntos, colocando as fronhas por dentro do lençol. Enrole as toalhas em rolos apertados. Guarde-as em prateleiras ou gavetas.
26- Organize os calçados de forma que você possa ver todos de uma vez – vale usar uma prateleira deslizante, daquelas que funcionam como gavetas. Sapateiras de porta, de tecido ou arame, são uma alternativa mais barata. Adquira o hábito de deixar o suor secar nos sapatos antes de guardá-los.
27- Não deixe os calçados amassarem. Assim, evite empilhá-los. Se for inevitável, coloque as sandálias sobre os sapatos. Guarde botas com um enchimento dentro – caso tenham cano alto, coloque lá dentro garrafas PET com um pesinho. Outra opção é guardá-las presas a um cabide com presilhas ou pregadores.
Dia 6: Enfrente o caos da cozinha
Dicas de Juliana Faria, arquiteta e organizadora pessoal da Yru Organizer
28- Prepare o terreno! Primeiro, lave a louça e depois limpe o fogão, bancada e armários. Deixe na bancada apenas objetos de uso diário – como cafeteira e espremedor de frutas, se fizer suco todo dia.
29- Organize os armários. Empilhe pratos em um armário de fácil acesso. Para eles não trincarem, a pilha deve ter no máximo 16. Faça pilhas diferentes para pratos rasos e fundos. Empilhe também as tigelas – no máximo três por vez. Copos ficam de cabeça para baixo dentro do armário. Prenda as canecas pela asa em ganchos fixados acima das prateleiras ou na parte debaixo do armário.
30- Coloque talheres em gavetas com divisórias internas e separe os garfos das facas e colheres. Outra solução é colocá-los de pé em potes de vidro, também separados. Se você tem criança em casa, use acessórios que tranquem as gavetas onde há vidros e talheres.
31- Arrume os recipientes grandes. Instale no armário divisórias verticais e guarde lá frigideiras, formas, travessas e bandejas – assim, fica mais fácil retirá-las. Empilhe as panelas e enfileire suas tampas em uma caixa plástica, da maior para a menor.
32- O material de limpeza deve ir para um cesto plástico sem tampa. Só traga o cesto para cima da bancada quando precisar usar.
Dia 7: Ponha cada coisa em seu lugar no banheiro
Dicas de Rafaela Oliveira, organizadora profissional autora do blog Organize sem Frescurase Cristiane Joffily, organizadora profissional e autora do blog Simplesmente organizar.
33- Primeiro, tire todos os produtos dos armários, prateleiras e bancadas. Descarte embalagens vazias, produtos abertos há mais de seis meses, fora da validade ou que não usa.
34- Separe os produtos de uso diário, como pasta de dentes, escova, desodorante de protetor solar. Guarde-os em uma bandeja sobre a bancada, para tornar a limpeza mais fácil. Deixe as escovas em um recipiente tampado, ou com protetores plásticos.
35- Só deixe no box os produtos usados durante o banho. Troque as esponjas do box a cada dois meses, evitando fungos e bactérias.
36- Divida os produtos que sobraram em categorias – por exemplo, produtos para unhas, cabelos, corpo ou dentes. Coloque-os em divisores de gavetas com rótulos ou caixinhas de plástico ou papelão. Mantenha um estoque de materiais de higiene no banheiro. Se tiver pouco espaço, deixe pelo menos um de reserva, para não ficar na mão na hora que mais precisa. Separe-os em caixas plásticas, fáceis de lavar.
37- Escovas, pentes e secadores de cabelo podem ir para gavetas. Se o banheiro não tiver espaço, guarde em caixas de plástico transparente abaixo da pia. Outra opção é guardá-los em gaveteiros com rodinhas. Também vale pendurar o secador em ganchos instalados no azulejo ou na porta do armário.
38- Toalhas podem ficar em toalheiros atrás da porta, se faltar espaço no banheiro. Mas se o banheiro tiver espaços sobrando, guarde ali rolos de papel higiênico e material de limpeza que não couberem na lavanderia."
Texto retirado na íntegra do site casa.com.br da Editora Abril
Esses ultimos dias temos ouvido muito falar em um tal de "Outubro Rosa", mas, o que é isso?!
O mês de outubro agora é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. De acordo com dados mais recentes do Inca (Instituto Nacional de Câncer), em 2010, 12.705 mulheres morreram de câncer de mama. O propósito é alertar a população sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele.
O nome Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas.
E não poderíamos ficar de fora desse movimento também! Então, hoje fiz uma seleção básica de objetos de decor da Oppa, loja que adoro, só cor de rosa! Espero que gostem!
Escultura Bolli Girafa Rosa
Moringa Ipanema Matrioshka Rosa
Banco Botão Rosa
Cabideiro Asa Pink
Cadeira Iguatemi Rosa
Almofada Neon Letras Pink
Lanterna Lippel Pink
Edredom Casal Tafi Pink
Gostou? Lá no site da Oppa tem muito mais e em várias cores, tá? Dá uma passada lá! É só clicar AQUI.