Começou dia 16 de julho a mostra Morar Mais por Menos em Salvador e claro que eu só poderia voltar pra Aracaju depois de visitá-la! Pois bem, lá estava eu no primeiro de dia de visitação aberta ao público.
O conceito da mostra, segundo os organizadores é "o chique que cabe no bolso". Isso engloba buscar soluções baratas, sustentáveis, originais e de reutilização de materiais na ambientação de interiores, arquitetura, paisagismo. Além de "mostrar ao visitante que com a ajuda de um profissional a decoração de interiores pode ser acessível". ... Isso é um prato cheio pra quem gosta de morar num espaço gostoso e acolhedor por um bom custo-benefício.
Bom, vamos à mostra.
Ela está acontecendo no Solar dos Carvalho, um casarão belíssimo na Graça, tombado pelo IPHAN. Só ele por si só já é um espetáculo! Os ambientes estavam lindíssimos e dando uma boa caminhada é possível perceber que ali há concentrado ambientes decorados para todos os gostos e estilos, do clássico ao despojado, do rústico ao modernoso.
Realmente é o "Morar Mais", mas tenho que confessar que senti falta do "Por Menos" em toda a mostra. Tudo bem que haviam várias soluções bacanas e de custo baixíssimo, mas a grosso modo, prevaleciam nos ambientes móveis e acessórios a preços não tão acessíveis assim, o que deixava o orçamento do ambiente "caro" para à maioria das pessoas. Mas é uma mostra, né? E nas mostras, assim como nos desfiles de moda o que vale é a ideia, o conceito, e o que pode ser feito a partir deles e aí sim, a mostra é o caldeirão dessas ideias!!
Tinha muito pra falar sobre ela, mas sei que ler às vezes cansa, então vou citar aqui alguns detalhes que mais me chamaram a atenção.
Primeiro o Loft para uma It Girl de Nathália Velame. Lindo, classudo, trouxe nos detalhes o conceito da mostra com suas peças feitas de pallets, luminárias com cúpulas de chapéu e outras utilizando taças de cristal e lâmpadas LED, além de latas forradas e uma infinidade de pequenas ideias. Muito bacana.
Foto: acervo pessoal
Na Sala de Jantar de Mário Figueiredo, o que me chamou a atenção foram as cores neutras e o lindo azul da mesa laqueada baixa. As cortinas de tecido baratinho minimizam os custos do ambiente. Sem falar na estante linda e moderna!
Foto: acervo pessoal
A Escada e Circulação de um quinteto de profissionais (Hélia Braga, Thaís Fonseca, Luís Carvalho, Clara Matos e Alice Santos) foi o ambiente mais "Por Menos" de toda a mostra! Em cada parede do extenso corredor uma solução diferente, como calças jeans, painel de fitas, de palha, de emborrachados e uma infinidade de outros materiais reutilizáveis e das mais variadas texturas. Destaque para a luminária pendente de correia de bicicleta. Criatividade nota 10!
Foto: acervo pessoal
Foto: acervo pessoal
O Quarto da Avó Moderna de Fabiana Candini, Virgínia Bárbara e Olivia Fernandes estava uma
delícia! Logo na entrada realmente consegui imaginar minha mãe (que é uma avó pra lá de moderna!) vivendo feliz nele! rss A parede da cabeceira da cama toda revestida em papel craft e o painel de fotos na escrivaninha são 2 das soluções modernas, baratas e lindas do ambiente. Destaque para a simpatia do "recepcionista" do espaço, super atencioso e seguro de tudo sobre o quarto.
Foto: acervo pessoal
Quarto da Filha por Melina Sousa. Lindo, meigo, criativo. O quarto que toda pré-adolescente gostaria de ter! Destaque para os nichos de caixa nas paredes, o criado mudo com rodas de bicicleta e do revestimento da parede com uma textura belíssima.
Foto: acervo pessoal
Loft da Praia por Iamna Smarcevski. Cheguei na frente desse ambiente, parei na porta por alguns segundos, meus olhos ficaram marejados e tive que esperar me recompor pra entrar! Com essa descrição já deu pra perceber que foi o ambiente que mais gostei de toda a mostra! Sabe aquela sensação de "cheguei em casa"? Foi essa que tive quando vi o espaço! Lindo, moderno, rústico, simples, sofisticado, delicioso... As texturas naturais, a brincadeira com as cores (em especial o azul navy e o vermelho), o clima praiano. Tudo me encantou!
Fotos: acervo pessoal
O Quarto de Menino por Cátia Bacellar estava um encanto: colorido, moderno, clean, cheio de
estímulos para as brincadeiras da garotada, mas exatamente por esse motivo
Foto: acervo pessoal
A Sala de Chá estava um mimo! Delicadíssima e sofisticada como a "hora do chá" deve ser rss O
ambiente com tons neutros passam uma sensação de tranquilidade e deixam o nobre dourado brilhar
absoluto , principalmente na grade de ferro belíssima. Quando cheguei encontrei dois (Marcos
Rolim e Camila Sousa) dos três (além deles ainda tem Luciana Bittencourt) jovens profissionais ainda dando os ultimos retoques no ambiente e mesmo estando atarefadíssimos foram super atenciosos comigo e com quem mais entrou no ambiente naquele momento. Nota 10 para o trabalho belíssimo deles e outra nota 10 pela simpatia!
Foto: acervo pessoal
No Banheiro Público Unissex de Hélia Braga e Margareth Marins o que mais me chamou a atenção foi
a composição na parede com texturas e tijolos em cores terrosas. Muita bacana! (Não tirei foto)
O Espaço Convivência, localizado no porão do casarão deixa bem claro o porque de Nágila Andrade
ser um dos nomes mais influentes da arquitetura e decoração na Bahia e no Brasil! Riquíssimo nos
detalhes como na parede de azulejos, na riqueza das fotos e dos acessórios, assim como na iluminação super aconchegante, o ambiente está tão bacana que nos faz esquecer por alguns momentos que ali é um espaço tão discriminado nos velhos casarões. Um luxo só!
Foto: acervo pessoal
Amei ver no Espaço Coral de Marcio Sarmento o piso de vidro com latinhas de tinta embaixo! Lembrei de um projeto que fizemos nos tempos da faculdade onde utilizamos essa solução. Só que ao invés de latinhas, no nosso caso, havia areia. (não tirei foto)
O Café de Marcelo Borges e Arthur Athayde me encantou. Agradável, requintado sem ser pesado e
simples sem ser simplório! Amei a composição das cores e como o ambiente conversa com o jardim da área externa. (não tirei foto)
Poderia passar o resto do dia aqui, ecrevendo um pouco do que observei em cada ambiente, mas sei o quanto isso ficaria cansativo pra quem lê. Então, paro por aqui recomendando que muito melhor do que você ler esses comentários ou ver fotos (aqui ou em qualquer outro lugar), é ir lá ao vivo e a cores e se apaixonar por esse mundo de texturas, volumes, luzes e cores!
olá,
ResponderExcluirsou Thais Fonseca e gostaria de agradecer o comentário sobre o nosso espaço Circulação no Morar Mais
que bom que gostou!!
Beijo
Oi! Que que você gostou do nosso espaço! É ótimo ter o reconhecimento pelo nosso trabalho e ver que conseguimos mostrar nosso objetivo!
ResponderExcluirAbraço,
Alice (Arquinteto)
Thais e Alice, realmente vocês arrasaram!!! Passei vários minutos no espaço de vocês "tateando" cada revestimento, sentindo cada textura e em vários o pensamento que vem é: Porque não pensei nisso antes?!? rsss
ResponderExcluirMais uma vez parabéns!!
Olá!!
ResponderExcluirPassei aqui para convidar a todos para uma visita ao meu blog, onde estão meus 2 ambientes do Morar Mais Salvador, Loja Entrecasa e Varanda Fitness Reebok. Aguardo a visita!!!
http://decoracaoalessandracorbal.blogspot.com
A Varanda Boa Forma Reebok, localizada ao lado direito do andar superior, integra o rústico, a natureza e o fitness em um só espaço. O ambiente foi projetado por Alexandre Carvalho, arquiteto e urbanista, e Alessandra Corbal, designer de interiores - os mesmos profissionais responsáveis pela Loja Entrecasa.
28 ambientes da Morar Mais Por Menos Salvador
casa.abril.com.br
Com o conceito de que decoração não precisa necessariamente ser cara demais, a Morar Mais Por Menos apresenta novidades em Salvador
Oi Alessandra, parabéns por seu ambiente. Sonho de consumo de muitas mulheres, né?? rsss
ResponderExcluirUm abraço grande e sucesso pra você sempre!