De diário virtual a diário de reforma (Como tudo começou)

Durante muito tempo esse espaço ficou em secreto, aqui eu desabafava, estravasava... uma espécie de diário virtual (em tempos modernos caderninhos e lápis perderam a vez), guadadinho a sete chaves, como todo bom diário!

Mas com a mudança de estado, compra do apartamento e sua reforma, os amigos e família (que ficaram todos na terrinha), queriam saber, ver e acompanhar essa boa etapa das nossas vidas e resolvi usar esse espaço para isso, mostrar o dia a dia da pequena reforma que estamos fazendo.

Aqui continuo desabafando, estravasando... mas agora feliz e realizada por poder dividir com vocês a construção do meu jardim!

Ah! Caso deixe um comentário, saiba que amo respondê-los e geralmente o faço no espaço de comentário do próprio post, ok? Caso queira uma resposta mais específica por favor, deixe seu e-mail!
Entrem e fiquem à vontade!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Abajur "Gemão" - Passo a passo por Amanda Pinho

Minha querida amiga virtual Amanda Pinho é uma mulher multiuso rss. E entre essas muitas utilidades está a de trazer beleza e graça à sua casa através de suas mãos. É uma arteira, para não dizer uma artista de mão cheia!! rss
Semana passada ela divulgou a ultima arte: um abajur cor de gema lindíssimo! E então veio a idéia, colocar aqui o passo a passo do amarelão luminoso. Pedi a ela que fizesse um PAP e me mandasse, ela prontamente fez um LIVROOOO (kkk), mas acho que tá tudo tão explicadinho, de um jeito tão bacana que resolvi colocar na integra. Segue abaixo o PAP:

" ANTES – sem graça, sem sal... precisava de algo pra dar um “up”:
Pausa para observação da abelhuda aqui: Fala sério, o abajur já é uma gracinha, né?

Daí, passeando pelo meu amigo Google e curiando os blogs de Decoração, encontrei a inspiração:

Tudo bem que a base do meu abajur não é de bolinha, totalmente retrô como essa da foto, é bem moderna, com detalhes metalizados, mas nada me impediria de fazer uma peça única, bem diferente e igualmente linda.

Pensei então, em fazer uma composição entre as capas de almofadas coloridas que comprei na Riachuelo [fotos das almofadas aqui] e a foto acima. Queria usar um estampado na cúpula...



Fotos delas na minha casa:

Mas aí, quando entrei na Riachuelo acabei me deparando com esta capa de 45x45, paguei R$7,90 nela:



Pronto... UM ABAJUR TODO AMARELO!!! LINDÃO E NA MODA!

Tudo estava favorável, chuvendo na minha horta. Planejei ir à Ferreira Costa comprar a tinta spray, mas nem precisou... em frente ao meu sapateiro tem uma lojinha de tintas, bem inha mesmo, nem dava nada por ela e quando entrei só pra confirmar que lá não ia ter uma lata de tinta justo a amarela que eu queria, que olho pra frente, na minha cara, o que vejo? A lata de tinta! Ela perfeitinha, da cor que precisava e por apenas R$13,00! UAU!! Nem acreditei.

Desmontei o abajur, tirando primeiro a lâmpada, depois a rosquinha que fica no bocal, depois cobri com jornal e durex as partes metálicas do abajur para não mancharem com a tinta spray.

Marca da tinta spray: Color Jet, referência Amarelo 1731

Preparei o cantinho da pintura (meu WC de empregada), forrei as paredes e o piso com jornal velho, coloquei o abajur em cima de um banquinho, passei um pano seco para remover qualquer poeira e tshhhhh...

DETALHE: já tinha tido uma experiência anterior com tintas spray, mas não lembrava direito... aliás, confesso é que sou afoita, sem paciência e queria fazer tudo naquele dia, daí me esqueci de me proteger... resultado: perdi a blusa que estava vestindo, até hoje sai meleca amarela do meu nariz, enchi meus olhos e lentes de contato de tinta spray e ainda todo o chão da área de serviço e cozinha ficaram colando!!! Portanto, é muito necessário usar óculos, luvas de silicone e máscara de proteção, trabalhar com esse tipo de tinta num local amplo e arejado pra não ficar inalando muita tinta e é claro, usar um avental ou roupa velha que possa ser descartada depois.

Deve-se aplicar a tinta após agitar vigorosamente o frasco e com uma distância de 25 a 30 cm entre a sua mão e o objeto a ser pintado (fico imaginando uma régua para saber a distância) e cada demão deve ser fininha pois senão a tinta escorre, então nada de querer que fique coberto totalmente logo na primeira demão.

24 horas de espera, voltei a trabalhar na peça só no dia seguinte, à noite, quando cheguei da rua.

Desta vez, a cor já ficou bacana. Percebi que não precisaria da 3ª demão.



Depois disso, sentei pra ver uma novelinha que não sou de ferro e comecei a cobrir a cúpula do abajur. Tive duas surpresas chatas, uma quando abri a capa que percebi que o comprimento dela (90 cm) era menor do que o da cúpula e depois que a trama do tecido não ficaria muito perfeita já que a cúpula tem o diâmetro superior bem menor que o inferior. Nossa! Como não pensei nisso antes?!? Tudo culpa de minha ansiedade... mas tinha que encontrar um jeito praquilo. Dividi o tecido no meio do seu comprimento, daí ficaram 2 faixas de 90cm, das quais usaria uma toda e com a outra faria uma emenda do que faltava. Usei cola branca, aquela do rótulo azul. Dilui em: 1 parte de cola em duas partes de água. Usei um pincel largo e chanfrado pra passar a cola na cúpula e fui aplicando o tecido, sempre esticando, seguindo a trama antes de usar cola e prendendo com pegadores de roupa para fixar o tecido no lugar certo enquanto secava. E assim foi, até que terminei uma parte e comecei a segunda parte do tecido. Como tem uma parte do abajur que fica para trás, ninguém vê as emendas.

Detalhe: deixe uma sobra de 1,5 cm na parte de cima e de baixo para colar na parte interna da cúpula.

24 h de secagem.

Na noite seguinte, colei a parte interna com cola quente. É muito simples essa etapa. Vai passando a cola e apertando o tecido, fixa na mesma hora.

Ficou assim:



Logo depois, tirei as proteções que havia posto na base do abajur e no fio e voltei a montá-lo.

Prontinho!

Eis minha mesa de canto nova:



Os demais objetos utilizados foram:

- revista Yacht linda do mês de outubro/2010, que ganhei da minha amiga Elaine Quirino (que é Designer da revista! Super chique!)

- um suporte de vidro com 2 vasinhos feito por mim ;)

- e no meio deles, um porta post-it fofo de tecido que comprei numa lojinha no Shopping Itaigara.

Espero que tenham gostado! Bjs!!!"

Adorei!!! Amiga, só faltou uma foto com toda a composição: sofá com almofadas, mesinha com abajur e painel de azulejos (feito por ela também!). Fico no aguardo pra postar aqui, hein?!

ATUALIZAÇÃO: Amanda, mais uma vez muita atenciosa, me mandou a foto de toda a composição. Ela me contou que já está meio cansada do painel de azulejos. Eu particularmente acho lindooo! Mas uma boa sugestão para substituí-lo é uma composição de quadros menores ou porta retratos, com tamanhos aleatórios ou uma pintura com cor na parede. Fica muito bacana Amanda, vale tentar!
Eis o ambiente completo!







Um comentário:

  1. Amei!!! Ai! Quero um amarelão desses tb!!!
    Te achei na comu da revista "minha casa" e te faço um convite p/ me visitar tb amiga: http://naminhacasatemqueter.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui os seus pensamentos!