De diário virtual a diário de reforma (Como tudo começou)

Durante muito tempo esse espaço ficou em secreto, aqui eu desabafava, estravasava... uma espécie de diário virtual (em tempos modernos caderninhos e lápis perderam a vez), guadadinho a sete chaves, como todo bom diário!

Mas com a mudança de estado, compra do apartamento e sua reforma, os amigos e família (que ficaram todos na terrinha), queriam saber, ver e acompanhar essa boa etapa das nossas vidas e resolvi usar esse espaço para isso, mostrar o dia a dia da pequena reforma que estamos fazendo.

Aqui continuo desabafando, estravasando... mas agora feliz e realizada por poder dividir com vocês a construção do meu jardim!

Ah! Caso deixe um comentário, saiba que amo respondê-los e geralmente o faço no espaço de comentário do próprio post, ok? Caso queira uma resposta mais específica por favor, deixe seu e-mail!
Entrem e fiquem à vontade!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cortineiro Luminoso

Atendendo ao pedido de uma querida ( Antônia ), resolvi postar aqui uma das inúmeras maneiras de se fazer o efeito iluminado da cortina que está tãoooo na moda hoje. É muito simples e o resultado é lindo!

crédito: Gessoluce

Bom, em primeiro lugar você tem que levar em conta uma série de coisinhas. Tem que definir se o teto terá rebaixamento, se o cortineiro vai ficar sobre ou embutido no forro de gesso, se a cortina é de varão ou trilho, se é simples, dupla ou às vezes até tripla e de onde puxará o ponto elétrico.

No caso aqui vou mostrar uma boa distância para um cortineiro embutido no gesso com teto rebaixado, para uma cortina dupla (tecido e forro blackout) e de varão. Ah! Utilizando mangueira luminosa comum ou de LED! Se você já tem o rebaixamento ou vai fazê-lo ainda não importa, a maneira de fazer é a mesma.

1. Primeiro, puxe a fiação para próximo de onde ficará a mangueira;

2. Defina o espaço para o cortineiro. A altura dele será definida pelo forro, pois na área dele não haverá o forro superior (a não ser que o forro seja estupidamente alto, mas aí nesse caso você terá que prender a cortina pelas laterais da parede). A distânica do vão destinado ao cortineiro vai depender da cortina. No caso em questão, usei 20cm para que fique folgado e não tenha problemas de emperrar a cortina se houver desnível. (Isso aconteceu aqui em casa grrrr!) Leve isso muito a sério, pois o resultado depende disso. O ideal é você ver quanto a cortina vai ocupar e aí dê mais uns 4 cm;

3. No vão é preciso deixar um espaço destinado à mangueira. Como o gesso tem entre 2,5 a 3cm, o espaço sugerido foi 14cm (do extremo de um gesso ao outro). Ok, ok, tá difícil de entender? Mas no esqueminha abaixo fica mais fácil de visualizar;

4. Não esquecer de fazer uma espécie de "dente" nesse espaço. Isso para que a luz não vaze. O ideal é que ela bata no gesso e no teto e reflita na cortina uniformemente. Deixei 6cm (3 do gesso + 3 para esconder a mangueira).

Trocando em miúdos e deixando bem claro kkk Vamos às imagens!

Aqui dá pra ver em corte o que o gesseiro terá que fazer.



Vista de dentro do tal "dente".


É assim que fica visto de fora. Nessa foto não coloquei a mangueira.


Antônia, espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida, estou ás ordens! 

3 comentários:

  1. J'aime vraiment votre article. J'ai essaye de trouver de nombreux en ligne et trouver le v?tre pour être la meilleure de toutes.

    Mon francais n'est pas tres bon, je suis de l'Allemagne.

    Mon blog:
    credit immobilier aussi pret rachat de credit

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga,
    Vim aqui te ver. Estou devendo uma visita e saber como vc está.
    Ótimo post hein? Super explicativo.
    Agora nem tenho tempo de pensar mais em coisas de decoração para casa amiga.São 24 horas pensando em coisas de bebê! Vida de mãe total!
    Manda noticias. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Muito boa sua explicação! estou estudando design de interiores e fiquei com dúvida no corte do gesso em uma planta em que coloquei uma cortina.
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe aqui os seus pensamentos!