De diário virtual a diário de reforma (Como tudo começou)

Durante muito tempo esse espaço ficou em secreto, aqui eu desabafava, estravasava... uma espécie de diário virtual (em tempos modernos caderninhos e lápis perderam a vez), guadadinho a sete chaves, como todo bom diário!

Mas com a mudança de estado, compra do apartamento e sua reforma, os amigos e família (que ficaram todos na terrinha), queriam saber, ver e acompanhar essa boa etapa das nossas vidas e resolvi usar esse espaço para isso, mostrar o dia a dia da pequena reforma que estamos fazendo.

Aqui continuo desabafando, estravasando... mas agora feliz e realizada por poder dividir com vocês a construção do meu jardim!

Ah! Caso deixe um comentário, saiba que amo respondê-los e geralmente o faço no espaço de comentário do próprio post, ok? Caso queira uma resposta mais específica por favor, deixe seu e-mail!
Entrem e fiquem à vontade!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Cozinha Americana ou Integrada

Cozinha americana ou cozinha integrada. Esses são alguns dos nomes dados ao pequeno espaço destinado
ao fogão, geladeira e pia (sim, pequeno espaço, né? Porque cozinha mesmo, é outra coisa e hoje em dia para poucos!). Pois bem! Quando comprei meu apê a ideia era derrubar a parede que divide sala e cozinha e integrar tudo assim:



Mas não pude porque o corretor me omitiu  metiu que não podíamos fazer isso já que o edifício foi construído com tijolos estruturais (não usam colunas de concreto e viga, o esquema é tijolo sobre tijolo). Até poderia fazer isso com um projeto de um engenheiro civil (construindo uma viga de sustentação), mas pelo menos não nos próximos 5 anos que é o tempo de garantia da construtora para a obra. Então, cá estou conformada com meu corredor minha cozinha!

Bom, vamos deixar as lamúrias de lado e ir ao que interessa.
Amanda, uma amiga do Clube de mães (autora do abajur gemão, lembra?) derrubou parte da  parede da cozinha, abrindo uma cozinha americana e depois de feito o serviço achou que o vão ficou "aberto demais" e está pensando em descer um pouco mais.
Bom, se existe eu nunca ouvir falar de altura padrão pra abertura desse vão rss. Hoje a arquitetura e decoração (assim como tudo) anda muito democrático e vai de acordo com o gosto de cada um. O que você precisa mesmo seguir a proposta do seu espaço.

Como a ideia hoje é de espaços abertos (mesmo nos apertamentos), as cozinhas integradas estão cada  vez mais dentro da sala, muitas vezes até sem balcão dividindo!! Pois bem, se a proposta é de integração total o melhor é igualar o pé direito dos dois ambientes dando continuidade.
Essa sensação é possível mesmo sem retirar o balcão do meio do caminho.







 Mas, nem sempre isso é possível pois no meio do caminho existe uma viga e aí já viu, né? A bendita vai ter que ficar lá. Ok, então tá. Se você gosta de simetria, uma coisa que pode trazer essa sensação é manter essa viga na mesma altura das portas 2,10m. Assim, todas as aberturas se mantém num mesmo nível e isso evita uma confusão visual.

Segunda o que Amanda me falou, o pedreiro quer usar uma espécie de longarina pré moldada para fazer isso. Pode ser, mas eu sugeriria outra coisa: gesso. Esse rebaixamento que ela quer fazer poderia ser feito com gesso (fica barato, rápido e menos sujo) e o mais legal é que assim ela ainda poderia usar essa viga divisória para colocar alguns spots com lâmpada dicróica (ou LED neutra).





Outra possibilidade seria ao invés de descer essa viga, mantê-la e colocar abaixo uma prateleira na altura desejada, também ficaria bacana e transtorno com obras é mínimo!






Agora, se você quiser pose sim deixar como está! Como falei acima, não existe padrão e sim necessidade de acordar o ambiente ao projeto. Se estiver te incomodando altere, caso contrário, não há necessidade de gastar dinheiro e tempo com isso. Ah! Mas se quiser manter assim e disposta a gastar um dinheirinho (nada muito alto rss), uma ideia legal é rebaixar o gesso da cozinha até a altura da viga. Fica elegante e a cozinha deixa de ser um espaço sem parede para se tornar um espaço diferenciado na sala destinado ao preparo de pratos deliciosos!!






Crédito das fotos: Acervo pessoal, Casa.com, Decoracaocozinha.com, Meufuturolar.blogspot.com, Cyrelasul.com.br, Brincandodedecorar.blogspot.com, Etecetera.net, Casaemercado.com.br.

3 comentários:

  1. Amiga, vc é 10! Aliás, é 1000!
    Muito obrigada pela atenção!
    Olha, na verdade, essa parede não tem viga nenhuma, é parede simples, conforme a planta do imóvel, poderia tirar tudo se eu quisesse. O caso que me incomoda mesmo é ver o teto todo. O empreiteiro me indicou a longarina, pois segundo ele, como vamos descer 15cm, sem sustentação debaixo, isso pode cair, e não pensamos em gesso, mesmo. Nem imagino se o gesso tbm cairia...
    De toda maneira, valeu mesmo, vou conversar direitinho com ele à respeito. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Gesso sustenta sim! E como serão 15 cm de rebaixamento, dá tranquilo pra fazer e como falei é um trabalho bem menos sujo e mais barato, viu? E ainda existe a possibilidade de colocar uma iluminação embutida. veja direitinho tudo antes de fechar o serviço! Estou às ordens, tá?
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris, tudo bem?
    Passei pra conhecer o seu cantinho e já estou te seguindo pra saber das novidades.

    Assim que puder, passa lá no meu blog pra você conhecer tá?

    Beijos
    Daia
    http://realizandoumsonhoembh.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui os seus pensamentos!