De diário virtual a diário de reforma (Como tudo começou)

Durante muito tempo esse espaço ficou em secreto, aqui eu desabafava, estravasava... uma espécie de diário virtual (em tempos modernos caderninhos e lápis perderam a vez), guadadinho a sete chaves, como todo bom diário!

Mas com a mudança de estado, compra do apartamento e sua reforma, os amigos e família (que ficaram todos na terrinha), queriam saber, ver e acompanhar essa boa etapa das nossas vidas e resolvi usar esse espaço para isso, mostrar o dia a dia da pequena reforma que estamos fazendo.

Aqui continuo desabafando, estravasando... mas agora feliz e realizada por poder dividir com vocês a construção do meu jardim!

Ah! Caso deixe um comentário, saiba que amo respondê-los e geralmente o faço no espaço de comentário do próprio post, ok? Caso queira uma resposta mais específica por favor, deixe seu e-mail!
Entrem e fiquem à vontade!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Keep Calm and... senta aí pra ouvir uma história!

11 em cada 10 casas de blogueiras e antenadas possuem a famosa gravura "Keep Calm and Carry On", ou pelo menos uma variação dela. Algo como Keep Calm and Let´s Dance ou Keep Calm and Go Shopping.
E temos que admitir, eles são mesmo uma graça!
Mas você sabe de onde eles vieram? Não? Olha, a estória é bem interessante. Puxa a cadeira, senta que vou te contar!


No início da Segunda guerra Mundial, por volta de 1939, o governo britânico criou uma série de cartazes na tentativa de tranquilizar a população num período tão conturbado. Frases como "Your courage, your cheerfulness, your resolution will bring us victory", "Freedom is in peril, defend it with all your might" e o famoso "Keep Calm and Carry On", foram impressas em milhares de cartazes, que deveriam ser distribuídos pelas ruas. Todos com a mesma tipologia.

O nosso famoso "Keep Calm..." seria usado especificamente no caso de a Alemanha (considerado o grande vilão da Segunda Guerra) invadir o Reino Unido. O que nunca chegou a acontecer. E os pobres cartazes tiveram um fim trágico, todos destruídos. Ops, quer dizer, todos não! restaram menos de uma dezena, que foram encontrados e ganharam abrigo no Museu Britânico da Guerra. Mas um deles foi o responsável por toda essa febre atual. Os donos de uma livraria que funciona em uma antiga estação em Alnwick, norte da Inglaterra, encontraram um desses cartazes por lá, esquecido no fundo de uma caixa de velhos livros e o penduraram em sua loja.

O que eles não esperavam é que o cartaz fosse chamar a atenção dos seus clientes, ao ponto de alguns pedirem uma cópia dele. Stuart Manley, o dono da livraria, então, resolveu fazer cópias dos cartazes para vender. Sua esposa não concordou muito, mas aceitou que ele fizesse algumas poucas cópias para esse fim. Mas quando chegou na gráfica descobriu que milhares de cópias sairiam muito mais barato que apenas 50 e sem que a esposa soubesse, eis que surgem centenas e mais centenas de cartazes a serem vendidos. E foram!

Hoje, é possível encontrar a celebre frase em objetos como camisetas, cadernos, bandeiras e por aí vai! Os cartazes ganharam cozinhas, salas, quartos, escritórios e muitas vezes funcionam como um mantra, uma frase dita em momentos turbulentos como no período de sua criação. Conheço, inclusive, uma pessoa que já o "baianizou" e vez ou outra larga um "Keep Calm and Relaxe na Bica"!

E você, também tem um cartaz desse em casa? Não? Olha aqui um site onde você monta o cartaz do seu jeitinho: Clique aqui e divirta-se!

Veja o vídeo onde essa história bacana é contada.

5 comentários:

  1. Bom saber! Vc e suas descobertas.
    Tenho uma camiseta c essa frase rs bjs
    Nanne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É engraçado como aderimos a algo, sem saber de onde veio, né Nanne? Quando soube da história fiquei encantada e também querendo ter o meu Keep Calm em casa! rsss beijos

      Excluir
  2. Oi amiga,
    Não fazia ideia!
    Que legal, de fato nada acontece ou existe sem
    um motivo, muitas vezes nós apenas desconhecemos.
    Agora eu sei! E agora gosto mais ainda!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Cristiane!!
    Interessante saber como começou esse processo dessas frases que ficou tão famosa e que podemos personalizar de acordo com o que queremos colocar.
    Parabéns pelo blog e postagens, já estou te seguindo.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!Obrigada. Fique à vontade por aqui, amei o nome e conteúdo do seu espaço também! Um beijo

      Excluir

Deixe aqui os seus pensamentos!