De diário virtual a diário de reforma (Como tudo começou)

Durante muito tempo esse espaço ficou em secreto, aqui eu desabafava, estravasava... uma espécie de diário virtual (em tempos modernos caderninhos e lápis perderam a vez), guadadinho a sete chaves, como todo bom diário!

Mas com a mudança de estado, compra do apartamento e sua reforma, os amigos e família (que ficaram todos na terrinha), queriam saber, ver e acompanhar essa boa etapa das nossas vidas e resolvi usar esse espaço para isso, mostrar o dia a dia da pequena reforma que estamos fazendo.

Aqui continuo desabafando, estravasando... mas agora feliz e realizada por poder dividir com vocês a construção do meu jardim!

Ah! Caso deixe um comentário, saiba que amo respondê-los e geralmente o faço no espaço de comentário do próprio post, ok? Caso queira uma resposta mais específica por favor, deixe seu e-mail!
Entrem e fiquem à vontade!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Efeitos de Iluminação

Outro dia estava com meu pai passeando num shopping, observando algumas lojas e comentando sobre a decoração de cada uma e sábias palavras vieram dele: Não existe nada que uma boa iluminação não faça!

Sim, é verdade pai! Quando pensamos em decorar uma casa não devemos buscar só trocar móveis,  objetos e cor da parede. A decoração exige também um bom projeto de iluminação para destacar e valorizar todo o ambiente.

Devemos abordar a iluminação de acordo com o seu uso. É legal ter a possibilidade de mudar o cenário só com a luz, regular o nível de luminosidade, buscar pontos de destaque criando valor, fornecer conforto visual e isso tudo buscando um baixo consumo de energia (que é bom para o bolso e para o meio ambiente).
Algumas técnicas são muito comuns, são bastante usadas e fazem toda a diferença! Essas técnicas podem ser chamadas de efeitos de iluminação e é sobre alguns desses efeitos que falaremos hoje:
Luz Difusa
É uma luz suave que não incide de um foco direcionado em particular e proporciona uma iluminação homogênea. Para criar este efeito deve-se utilizar materiais e cores de boa reflexão para tornar a luz mais abrangente, menos ofuscante e tornar as sombras mais suaves.





Luz Indireta
A luz é jogada em um plano e este reflete para o ambiente indiretamente, sem ofuscamento, consegue-se este processo por exemplo  através  de  sancas  de gesso (semelhante à luz difusa, porém mais suave).





Luz Direta
O foco de luz incide predominantemente em uma direção em particular, sobre uma mesa de trabalho, um quadro ou objeto qualquer. Para obter este efeito utilizam-se refletores ou lâmpadas refletoras para dirigir o foco de luz. 





Wall Washing
Também chamado de “banho de luz” em paredes, este efeito é obtido através da fixação de spots direcionáveis ou embutidos no teto e/ou de luminárias de piso embutidas, que focalizam uma extensão de parede. Wall washing permite valorizar detalhes arquitetônicos, destacando volumes, cores e texturas.






Downlight e Uplight
Estes princípios buscam ocultar a fonte luminosa evitando o ofuscamento das pessoas, focalizando a luz e aumentando o rendimento luminoso. As luminárias são específicas de embutir no forro ou no chão e possuem diversos formatos. Através de várias luminárias é possível compor um ambiente diferenciado e único. 
É o efeito criado ao se de iluminar elementos verticais como árvores e arbustos, estátuas e colunas de prédios. Quanto mais próximo estiver o projetor mais luz rasante se obterá.






Uma boa dica numa situação onde não foi possível planejar a iluminação com antecedência ou se você não pretende passar muito tempo morando onde está ou ainda, vai dar uma festa e quer um clima especial na sala é utilizar truques (gastando pouco e obtendo um bom resultado luminotécnico).


Comece pela iluminação indireta, espalhando algumas luminárias tipo coluna, que jogarão a luz para o teto, deixando o ambiente mais luminoso. 



Para contrabalançar com um pouco de dramaticidade, use abajures a meia altura com cúpula de tecido.




 Fazendo as vezes dos spots embutidos no forro, responsáveis pela iluminação focal, entram as luminárias de mesa ou chão com haste flexível, que podem voltar o facho para cima ou para baixo, ou então iluminar algum objeto, criando zonas de interesse. Nesse caso, lâmpadas incandescentes são as melhores.



Você pode usar também um pequeno abajur com lâmpada dicróica dentro de um vaso. O facho de luz definido irá gerar uma sombra interessante da copa da planta no teto, proporcionando um efeito de claro e escuro bastante agradável.   
                                                      
               
 Velas também são bem-vindas. Com sua sombra trepidante, quando usadas isoladamente incomodam, mas se formarem conjuntos, asseguram uma atmosfera romântica.





Aconchego, cenográfico, de trabalho, relaxante, a partir dos efeitos citados acima é possível criar iluminações com essas e muitas outras características!

Um comentário:

Deixe aqui os seus pensamentos!