Você já se pegou lendo com os olhos e testa franzidos por falta da luz ideal? Ou queria relaxar, mas a luz era forte demais no quarto?
Pois é, aprendemos a comprar lâmpadas para nossas casas levando em consideração a potência e o consumo delas, mas um bom projeto de iluminação precisa considerar tanto a arquitetura do ambiente quanto seu estilo e utilização. Locais de trabalho, leitura, cozinha, precisam de mais luz, assim como locais de descanso e relaxamento pedem uma iluminação diferenciada.
As lâmpadas e luminárias devem seguir o uso e a quantidade de tempo que a pessoa permanecerá em cada ambiente. Com a definição dos pontos de iluminação em mãos, tanto para novas instalações ou reformas, deve-se escolher o formato, estilo, tonalidade e potência certa de cada lâmpada. A iluminação correta dos ambientes será uma das grandes responsáveis pelas sensações que ele despertará.
Se você pensa que não pode, ou não quer fazer um projeto de iluminação mais elaborado, pode seguir essas regrinhas básicas para obter um melhor aproveitamento da luz nos ambientes:
Corredores de prédios e escadas: prefira instalar lâmpadas incandescentes acionadas por sensores de movimento ou minuteiras, o acender e apagar constante reduz a vida útil das lâmpadas econômicas. As fluorescentes comuns (ou econômicas) são mais indicadas para locais onde é preciso luz durante a noite toda.
Cozinha: utilize fluorescentes para iluminação central. Na pia, bancada ou mesa recomenda-se o uso de lâmpadas focalizadas que podem ser halógenas ou LED.
Sala de estar: utilize fluorescentes ou incandescentes para a iluminação geral e lâmpadas focalizadas para destacar objetos, quadros e objetos de arte.
Escritórios ou salas de estudos: aqui a iluminação deve ser uniforme, por isso é aconselhável lâmpadas fluorescentes. Lâmpadas focalizadas podem destacar objetos de arte, quadros ou livros.
Dormitórios: caso não seja um ambiente de estudo, utilize incandescentes ou lâmpadas de cores neutras (halógenas). Se for necessário tempo muito longo acesas, opte pelas fluorescentes. Para leituras, utilize abajures e lâmpadas focalizadas.
Corredores: escolha as incandescentes compactas de baixa potência ou halógenas.
Banheiro: opte pelas incandescentes com bulbo leitoso de baixa potência nos dois lados do espelho para evitar sombras. Para luz geral opte por uma fluorescente.
Vale lembrar que hoje, muitas lâmpadas incandescentes e fluorescentes podem e devem ser substituídas por lâmpadas LED, que possuem efeito próximo às outras, porém não esquentam e consomem infinitamente menos.
Como você viu, os principais tipos de lâmpadas são:
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFwXnS9JJ82vzIrA7AfWChhAWliuZbaw4ZWoALFs6PzDEGhNqmsk_icVq7xDaNIx4diJDfHePiw-K0c5psLr8H_x3MMo99BzPG7drNA24D63xnfeN38gz_kiQm2C48ErdKQDBQEukW3k8/s200/l%25C3%25A2mpadas+hal%25C3%25B3genas.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_UmbAXVObnhm2KALh9EXjkWdw79VuROJY8DVvfxAjPkcwXe7kL3Os7GTq41mEqoygm6dkVLB8HTFZJ1Ur47Jh78pNXjJTrjpsLt_Vx3yq7ddtUXK-K1KHJBShK91iKoOw448LxM16mRQ/s1600/lampada-incandescente.gif)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOEvBcoF7rVCjS4fnODd5GXvVUYt_ZlbOC8vtM8hDibTbF0-MY0noQWuzLLZ_waKKA30267U0HFb_lkiaMXghxEzNF8qHVpp3ZiEZ6rjz9jgYeTqXsjpxJ1fUY4e7DmHZCUN_STk5ZO8w/s200/fita+de+led.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1Df1jk4MciBIcTYIf6rWWlh8XcwEwdujQXYAI_un3G3OTUgcrnlkGx6q3jwklaQZk8QGfaRqaGFKq7trBhonEDU0t4O_F25DuqJXsfOSCuTFaimydTbrN_SB3zkGew_mkt9fp-cGf9mA/s200/Lampadas-Led.gif)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSutHOOuWhw2lgy8CPJHQGHsY3nT8hWSGCLtgrAgw9x33et_Wke0Wx5yCvjnzkuYbyNxyMMfxX2QEhbJ9HJqUod2v7-vwy7eZzBBAT4F7v__2SK_iAlZl-V1guiXrBWbjkZjTun1rYlms/s1600/l%25C3%25A2mpadas+fluorescentes.jpg)
E por falar em cor, a tonalidade da lâmpada também influencia e muito no conforto. Poucos consumidores pensam nisso quando vão comprar lâmpadas para suas casas, mas as lâmpadas podem reproduzir tonalidades amareladas, azuladas ou neutras e cada uma delas têm sua propriedade.
Por exemplo: A branca-amarela é indicada para quartos e salas, já que remetem a conforto e aconchego e passam a sensação de tranqüilidade; a branca-azulada é indicada para banheiros e cozinhas, pois passam uma sensação de limpeza e frescor, além de manter as pessoas mais ativas; e a branca-neutra torna os ambientes claros sem interferir nas atividades exercidas no local.
Quando você for fazer uma gracinha a mais no seu espaço, lembre-se que a luz central de um ambiente deve ser a mais forte, porém é interessante instalar luzes periféricas, como spots, arandelas, colunas e abajur.
Cada um dentro da sua função como por exemplo os abajures que são essenciais em ambientes mais aconchegantes e os spots, que produzem uma iluminação direcionada, e são usados para leitura e iluminação de objetos, como quadros.
Obter um conforto visual, deixar os ambientes mais agradáveis e acabar com aquela luz refletida na televisão ou a sombra durante a maquiagem pode ser possível com a colocação correta de um spot por exemplo.
Vale lembrar também que a iluminação deve compor com a decoração, trazendo harmonia e não desequilibrando os ambientes criados. Geralmente, as cores de um ambiente são beneficiadas sempre com uma iluminação similar ao seu próprio tom, como por exemplo as cores quentes podem ser realçadas com luzes incandescentes que também são aconchegantes, ao contrário do azul ou verde que combinam melhor com as chamadas lâmpadas brancas.
Para que as cores brilhantes e intensas ganhem ainda mais vida, escolha lâmpadas halogéneas claras. Como o branco é, por natureza, um excelente refletor de luz, combina muito bem tanto com a luz artificial, como com a natural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui os seus pensamentos!