De diário virtual a diário de reforma (Como tudo começou)

Durante muito tempo esse espaço ficou em secreto, aqui eu desabafava, estravasava... uma espécie de diário virtual (em tempos modernos caderninhos e lápis perderam a vez), guadadinho a sete chaves, como todo bom diário!

Mas com a mudança de estado, compra do apartamento e sua reforma, os amigos e família (que ficaram todos na terrinha), queriam saber, ver e acompanhar essa boa etapa das nossas vidas e resolvi usar esse espaço para isso, mostrar o dia a dia da pequena reforma que estamos fazendo.

Aqui continuo desabafando, estravasando... mas agora feliz e realizada por poder dividir com vocês a construção do meu jardim!

Ah! Caso deixe um comentário, saiba que amo respondê-los e geralmente o faço no espaço de comentário do próprio post, ok? Caso queira uma resposta mais específica por favor, deixe seu e-mail!
Entrem e fiquem à vontade!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mosaico de Azulejos


Olá seguidores(as)!
Vocês que passeiam pelos blogs e sites de decoração, com certeza, já devem ter visto por aí, os mosaicos de azulejos antigos. São composições coloridas e únicas, feitas com azulejo antigo ou ladrilho hidráulico que dão um charme mais do que especial a qualquer ambiente da casa.

Em pesquisa no Tio Google, pode-se encontrar aplicações de mosaicos em cozinha, copa, banheiro, área externa, bancada, sala, ou seja, onde sua vontade permitir.



Créditos: Arquivo Pessoal, extraídos da Net

Eu fiz meu mosaico, 2 anos atrás, aplicado sobre uma estrutura de compensado, pois já tinha intenção de mudar de apartamento e não queria deixá-lo no antigo, mas eles podem ser colados diretamente na parede também, é claro.

No momento da escolha das peças, o ideal é que elas se comuniquem entre si, tipo floral, geométrico, anos 70, etc. Eu já vi alguns mosaicos com peças iguais formando uma figura :

Créditos: Arquivo Pessoal, extraído da Net

 com peças lisas:

Créditos: House to Home 

destacando-se alguma cor específica, peças lisas e estampadas juntas:

Créditos: Décio Navarro

 e já vi outros que, como o meu, são de peças variadas, porém em todos, elas tem algo em comum.

Existem lojas específicas que comercializam os azulejos, geralmente são Museu ou Cemitério de Azulejos, e cada peça custa entre R$5,00 e R$7,00. Aqui em Salvador, sei que tem uma loja em Itapoan, outra na Conceição da Praia e uma na Sete Portas.

Segue abaixo como fiz o meu quadro:
Materiais:
- 1 marido para ajudar!
- 1 placa de compensado ou MDF de, aproximadamente, 62 x 92 cm;
- furadeira;
- 1 régua;
- 1 lápis;
- 1 pincel chanfrado grande para espalhar a cola;
- 24 peças de azulejos de 15cm;
- 1 pct de separa azulejo de 2 ou 3 mm (casa de mat de construção);
- 1 kg rejunte branco;
- 1 recipiente plástico para preparar o rejunte (pode ser uma embalagem daquelas de sorvete);
- 1 espátula plástica para misturar o rejunte;
- 1 tubo 500gr de cola branca Cascorez (do rótulo azul);
- 1 tubo de cola "Pra Que Prego?" (casa de mat de construção);
- 4 parafusos com buchas de 10 ou de 12;
- folhas de jornal

Como fazer:
Comece a montar seu mosaico (sem colar) sobre uma superfície plana e horizontal, pode ser sobre uma mesa, num local reservado, no qual a peça possa permanecer pos 15 dias livre de movimentação. Selecione a composição do mosaico, perceba em que disposição as pedras melhor se encaixam. Verifique se não há, por exemplo, duas pedras da mesma cor muito próximas e vá fazendo a montagem. É como um quebra-cabeça, por incrível que pareça, elas vão parecer "encaixadas" no final. Feito isto, reserve.

Sobre a placa, também na horizontal, meça quatro pontos, nas quatro extremidades, de modo que fiquem à 7,5cm aproximadamente (de altura e largura) das bordas da placa, compreenda que estes pontos serão a sustentação do quadro, fure. Suspenda a placa e com a ajuda de alguém (O marido, rs) ponha-a no local onde deseja pendurá-la. Com o lápis ou a própria furadeira, marque a parede, através dos 4 furos que vc fez na placa. Fure a parede.

Obs.: Parede mesmo, não é gesso.

Cole 2 folhas de jornal com a cola branca na placa e no fundo de todos os azulejos. Este jornal fará o contato necessário para que as pedras não caiam. Deixe secar por 24h.

Meça as fileiras horizontais sobre a placa e marque linhas, observando o tamanho das pedras (15cm) + o espaço entre elas (2 ou 3mm). Ponha as pedras sobre a linha marcada e, automaticamente, irá aparecer a linha vertical. Alinhe as pedras sempre, o tempo todo. Se ficarem tortas, o resultado final será de amador e vc é profissional!

Comece a passar cola branca, com o pincel, novamente por cima do jornal que foi colado, e um pouco de cola Pra Que Prego? no centro das pedras. Uma por uma. Passando as colas e colando. Orientação: da fileira de de baixo para a de cima, DEIXANDO SEM COLAR AS PEDRAS QUE FICARÃO SOBRE OS FUROS!!!!!!!, serão: 4 na primeira fileira, 6 na segunda, 6 na terceira e 4 na quarta. RESTARÃO 4 PEDRAS OBRIGATORIAMENTE! Deixe secar por 1 semana.

Prepare o rejunte conforme orientação na embalagem e aplique nos espaços entre as pedras e nas laterais com a espátula, sempre arrendondando o das laterais com o dedo indicador, bem devagar para não arrancar. Antes dele secar, passe uma esponja de pratos úmida para retirar os excessos. Deixe secar por 24h.

Fixe as buchas nos furos da parede e com a ajuda de alguém, erga e prenda seu quadro com os 4 parafusos. Certifique-se de que o quadro está bem seguro.

Acima da cabeça dos parafusos, cole jornal e em seguida, cole as 4 últimas pedras. Espere secar por 24h. Rejunte-as, como fez com as demais.


Créditos: Arquivo Pessoal Amanda Pinho

Um beijão,
Amanda Pinho

5 comentários:

  1. Ótimas dicas Amanda!!!!!

    Kyu amiga, me manda uma sugestão pra aquele meu painel da sala de estar? vjs

    ResponderExcluir
  2. Eu adooooro azulejo! Uma vez fui nesse "cemitério" e fiquei doidinha... rs
    Bjs para as duas!

    www.comerrezando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris!

    Adorei sua vistinha lá no blog...Fiquei toda boba com os recadinhos...Será sempre bem vinda!!
    E quanto aos azulejos que Amanda postou, eu adorei o quadro que ela fez...muito lindo e criativo!
    Ah...vi as fotinhas do Níver da Mamá, foi muito legal a idéia de festa a fantasia...A garatoda deve ter amado!
    Bjus e uma ótima semana pra vc.

    ResponderExcluir
  4. Azulejo antigo é tudo de bom mesmo!! Uma vez visitei um cemitério desses (o da 7 portas) atrás de 6 peças para o banheiro do apê que morávamos, também fiquei louca!

    E o painel de Amanda realmente ficou lindo,lindo!

    ResponderExcluir

Deixe aqui os seus pensamentos!