De diário virtual a diário de reforma (Como tudo começou)

Durante muito tempo esse espaço ficou em secreto, aqui eu desabafava, estravasava... uma espécie de diário virtual (em tempos modernos caderninhos e lápis perderam a vez), guadadinho a sete chaves, como todo bom diário!

Mas com a mudança de estado, compra do apartamento e sua reforma, os amigos e família (que ficaram todos na terrinha), queriam saber, ver e acompanhar essa boa etapa das nossas vidas e resolvi usar esse espaço para isso, mostrar o dia a dia da pequena reforma que estamos fazendo.

Aqui continuo desabafando, estravasando... mas agora feliz e realizada por poder dividir com vocês a construção do meu jardim!

Ah! Caso deixe um comentário, saiba que amo respondê-los e geralmente o faço no espaço de comentário do próprio post, ok? Caso queira uma resposta mais específica por favor, deixe seu e-mail!
Entrem e fiquem à vontade!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Burle Marx

Quando entrei na internet hoje pela manhã dei de cara com essa arte no Google:


Pra quem gosta de arquitetura, paisagismo, arte, fica muito fácil identificar quem o Google está homenageando: Roberto Burle Marx! Na verdade comemorando os 102º aniversário dele. 

Ah tá Kyu, valeu, mas não sou dessa área, então... quem é ele? 

Ok! Burle Marx foi um dos maiores paisagistas do nosso século, distinguido e premiado internacionalmente. Artista de múltiplas artes, foi também, desenhista, pintor, tapeceiro, ceramista, escultor, pesquisador, cantor e criador de jóias, sensibilidades que conferiram características específicas a toda a sua obra. Nasceu em São Paulo, a 4 de agosto de 1909, passando a residir no Rio de Janeiro a partir de 1913. De 1928 a 1929 estudou pintura na Alemanha, tendo sido freqüentador assíduo do Jardim Botânico de Berlim, onde descobriu, em suas estufas, a flora brasileira.Seu primeiro projeto paisagístico foi para a arquitetura de Lúcio Costa e Gregori Warchavchik, em 1932, passando a dedicar-se ao paisagismo, paralelamente à pintura e ao desenho.

Estudou e conviveu com mestres como Oscar Niemeyer, Portinari, Hélio Uchôa e Milton Roberto. Valorizava muito a cultura geral e o apreço por coisas diferentes. Não queria restringir-se a plantas e cores. Acreditava que era igualmente importante conhecer grandes sinfonias e poemas.

Em 1949, com a compra de um sítio de 365.000 m2, em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, organizou uma grande coleção de plantas. Em 1985 doou esse Sítio, com todo o seu acervo, à extinta Fundação Nacional Pró Memória, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

Em 1955 fundou a sua empresa pela qual passou a elaborar projetos de  paisagismo, fazer a execução e manutenção de jardins residenciais e públicos. Roberto Burle Marx faleceu no dia 4 de junho de 1994, no Rio de Janeiro, aos 84 anos. 



Algumas obras:
- Jardins do Palácio Itamaraty - Brasília-DF
- Jardins do MEC (hoje Palácio Gustavo Capanema) – Rio de Janeiro-RJ
- Jardins do conjunto da Pampulha – Belo Horizonte-MG
- Parque de Araxá-MG
- Jardins da praia de Botafogo – Rio de Janeiro-RJ
- Parque do Ibirapuera – São Paulo-SP
- Jardins do Aeroporto de Guararapes – Recife-PE
- Jardins do Eixo monumental de Brasília-DF
- Parques del Este e del Oeste – Caracas, Venezuela
- Parque do Flamengo – Rio de Janeiro-RJ
- Jardins da sede da UNESCO – Paris, França
- Calçadão da orla - Rio de Janeiro -RJ

Essa pequena biografia foi retirada do site BurleMarx.com e do blog A vida é lá fora. Mas acho que as imagens abaixo podem falar bem mais de quem foi esse grande artísta brasileiro! Divirtam-se com elas:



Eu detesto ditaduras, que são imposições, fórmulas. Eu quero ter o direito de descobrir o que serve para mim e o que não serve para os demais. Eu me interesso por princípios“. Roberto Burle Marx, 1992
















3 comentários:

  1. A homenagem que o Google fez foi realmente merecida!!!
    Obrigada pelo lindo post que vc fez dedicada a ele tbm!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Que post lindo, parabéns!
    Obras maravilhosas, digno de todos os elogios!
    bjs e bela tarde, cheia de paz!
    http://maysameudocelar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Realmente meninas, Burle Marx merece toda nossa admiração!!
    beijo grande pra vocês!

    ResponderExcluir

Deixe aqui os seus pensamentos!